Olá pessoal, Graça e paz!
Tudo bem como é que você está? Está descansando?
Talvez essa seja a melhor visão de tratarmos este assunto, que você tem essa oportunidade de descansar.
Não vou falar sobre problema, sobre luta, sobre a politicagem, nada disso… Vou falar sobre um texto bíblico que está em João, no capítulo 12, versículo 26, que diz assim: “Se alguém me serve, siga-me, onde eu estiver, Ele estará também. E se alguém me servir, meu Pai te honrará, meu pai o honrará”.
É interessante que esse texto, começa quando Jesus estava numa ocasião junto com os seus discípulos e com a quantidade grande de pessoas. Quando apareceu alguns gregos, e estes gregos, todos eles trabalhavam muito fortemente, muito claramente a questão da filosofia, da forma de pensamento. As palavras eram bem estudadas para eles, e esses gregos chegaram primeiro para Filipe, e disseram: “Filipe eu queria ver Jesus, isto é, eu queria falar com ele pessoalmente”.
Então Felipe procurou André, e disse: “Olha os gregos, querem falar com Jesus”.
E André foi até Jesus e levou eles. Quando chegou lá, curiosamente Jesus começou a falar a respeito da sua morte. E Jesus então, falou o seguinte: “Olha, o grão ele só dá vida se ele morrer”.
E aí ele, começou a compartilhar sobre essa questão. Foi aí então que ele cita o versículo 26: “Ora, se alguém me serve, esse alguém me segue, onde eu estiver, ele também estará, se ele me serve, o pai o honrará”.
Eu queria falar exatamente sobre essa questão. Muitas vezes nós vemos pessoas falando: “Olha eu sou servo de Deus…” ou “Eu sirvo a Deus…”, e diz isso porque faz algo, porque talvez leve uma sopa, talvez porque esta pessoa leva roupa para os pobres ou porque esta pessoa de vez em quando vai à igreja. E diz: “Olha, eu estou servindo…”, não vou dizer que essa pessoa não serve a Deus, mas eu posso dizer que essa pessoa talvez não segue, porque muitas vezes as pessoas fazem parcialmente o que Deus mandou, isto é, Deus cita aqui dez itens e desses dez itens ele faz só um. E aí ele diz: “Olha, está vendo, eu estou servindo”. Ele serve naquele item, mas deixou de seguir Jesus dos outros nove itens.
E olha que interessante, Ele diz: “Olha se alguém me serve, esse alguém, me segue”, e quando Jesus falava de seguir, Ele não estava falando de estar andando junto com Ele, na turma, nada disso. Quando Ele fala se alguém me serve, esse alguém vai me seguir, Ele está falando da sua palavra, Ele está falando do seu comportamento, de forma geral em observar, em obedecer a Palavra do Senhor.
E hoje, por exemplo, Ele não está aqui, que nós possamos segui-lo ou andar atrás dEle e ir para um local ou para outro, não… não. Nós seguimos Jesus, quando nós observamos os seus mandamentos, a sua palavra, os seus ensinamentos! Então, quem serve Jesus, é aquela pessoa que também o segue, aquela pessoa que lhe obedece. Essa pessoa que obedece é a que serve. Depois Ele diz, olha, desta forma, aonde eu estiver, essa pessoa vai estar e se ela me segue.
Então, Ele já falava de eternidade, porque Ele já havia falado a respeito da crucificação, da morte vicária, e que o grão deveria morrer para produzir muito. Ele estava falando de salvação, e disse: “Onde eu estiver, Ele também estaria”. Ele estava cravando aí então, a questão do futuro eterno.
Olha, quem me serve, me segue, quem me segue, vai estar onde eu estiver. Ele está falando então de eternidade. Está falando de Céu, está falando de paz eterna. Está falando de viver com Deus, e depois Ele num outro trocadilho diz: “Olha quem me serve, o pai o honrará, porque o serviço ao Senhor”, é algo prazeroso, deve ser algo prazeroso para nós, mas é algo honroso também. E eu fico imaginando, como que não seria melhor se todos nós servíssemos, como não seria tão grande.
Hoje nós vivemos um dilema, mesmo entre os cristãos, de servir ou não servir.
Será que o que nós fazemos está prestando um serviço ou um desserviço?
Será que o nosso comportamento é um serviço?
Será que alguém pode olhar para você, que não tem um comportamento de quem segue a Jesus, e entender que você está prestando um serviço para Jesus, senão aquela pessoa não está servindo ele.
Porque quando nós servimos a Jesus, nós produzimos, quando nós seguimos, nós recebemos e aprendemos, mas quando nós servimos, é quando nós entregamos aquilo que nós recebemos. O que é que você tem recebido do Senhor? Se você não seguir, você não recebe e se você recebeu do Senhor, não seria a hora agora, de servi-lo, com aquilo que você recebeu? E se você servir ao Senhor, o Pai vai te honrar e aonde Jesus estiver, você vai estar também, por toda a eternidade. Esta é uma reflexão!
Olhe para isso. Olhe para a palavra de Deus. Evangelho de João, capítulo 12, versículo 26.
Você pode fazer um estudo completo aí.
Que Deus te abençoe.
24/03/2020